sábado, 22 de maio de 2010

ALERGIA A TINTURA DE CABELO


a alergia a tinturas para cabelos. O problema é ainda mais grave para as mulheres que não querem usar os cabelos brancos, pois os alérgicos a esse tipo de produto geralmente tem alergia a parafenilenodiamina, que é a base de quase todos os produtos para colorir os cabelos. O farmacêutico Gustavo Boaventura aconselha usar um tonalizante - tipo o Casting da L'Oreal, mas nunca tintura permanente como as que contém amônia ou as em pó (popularmente chamadas de henna). A chance de apresentar reação alérgica com tonalizantes é menor,
Segundo a médica especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva, Sandra Goraieb, quase inexistem produtos no mercado sem esse componente. "Existem algumas matérias-primas (melscreen EX chemyunion), mas elas não cobrem totalmente os cabelos brancos, seriam colorações por depósito e os resultados não são comparáveis aos demais produtos de coloração, mesmo os semi-permanentes", explica. Para a dra. Goraieb a melhor solução é não usar mais tinturas, mas isso é uma escolha, não uma imposição. "Acho difícil que uma pessoa abra mão disso se não estiver realmente convencida", reconhece.


Os fios brancos e grisalhos são resultado da perda de melanina que acontece quando o organismo pára de renovar os melanócitos – células que produzem melanina, localizadas na raiz dos cabelos. A causa principal é a idade, mas pessoas jovens também podem apresentar o problema por causas ligadas a fatores genéticos, estresse e alterações hormonais. A ausência da melanina pode deixar os fios opacos e ressecados, sendo aconselhável abusar da hidratação e usar xampus menos agressivos, com condicionador. Existem ainda produtos específicos que geralmente contém maiores níveis de vitaminas, aminoácidos e emolientes para compensar a perda de melanina.

Portanto, com a quantidade atual de cosméticos para cabelos grisalhos e tratamentos para manter o viço e o brilho, aliados a um bom corte, abolir a tintura pode mesmo ser a solução. Não a melhor em termos de estética, mas talvez a mais adequada em questão de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário