segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cores de cabelo que combinam com sua pele

AS CORES CERTAS

Loira de pele muito clara – ficam ótimas com cabelos - loiros acinzentados, prata e loiros mates ,bege, amanteigados e camonila
Loira bronzeada ideal cabelos- cor de mel, marrom e loiro dourado.
Morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis -cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado, vermelho escuro (acaju).
Morena clara com pele dourada e olhos cor de mel – tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado, reflexos dourados. marrons claros com nuances para dourado.
Ruiva ideal -vermelhos acobreados, todas as gamas de marrons (do alaranjado ao dourado).
Oriental - castanho escuro, vermelho acaju, preto.
Mulata - Todas as gamas de castanhos, loiro dourado escuro ou médio — para quem é do tipo exótica — e tons avermelhados como mogno.
Negra -castanhos mais escuros,castanho médio, avermelhado

Entenda mais sobre tintas de cabelo e tire suas dúvidas sobre qual tintura escolher:




TINTURA PERMANENTE

O que é/como age:

Contém água oxigenada e amônia, que conseguem penetrar na cutícula do fio e retirar uma boa parte dos pigmentos originais para depois fixar os corantes da nova cor.

Variações: luzes, reflexos e mechas são nomes de técnicas que usam pó descolorante (pelo mesmo princípio, a água oxigenada elimina o pigmento natural do cabelo, produzindo um clareamento de até sete tons), ou então, a própria tintura permanente no tom desejado para as mechas.
Em casa ou no salão? No salão, de preferência. Em casa, o risco de os cabelos ficarem manchados é grande.

Vantagens: Promove as mudanças mais radicais (a tintura-creme escurece ou clareia até quatro tons acima ou abaixo da cor original) e dura por tempo indefinido — para eliminá-la, é preciso ir cortando os fios ou ir tingindo por cima.

Desvantagens: A manutenção é a parte mais delicada. Geralmente, todo mês já é preciso retocar as raízes. Quem alisa os cabelos não pode escolher esse tipo de tingimento. É que os compostos ativos dos dois processos químicos não combinam entre si. Como é o tipo de tintura que mais agride os fios, para que os cabelos fiquem bonitos é importante fazer um banho de creme mensal e usar condicionadores leave-in (sem enxágüe) e finalizadores com fórmulas acrescidas de silicone, para ajudar a proteger os fios.

TINTURA SEMI-PERMANENTE

O que é/como age:

O melhor exemplo é o xampu tonalizante. Contém basicamente água oxigenada, mais pigmentos artificiais e agentes de tratamento, depositando a nova cor na superfície dos fios sem quase alterar a estrutura capilar, retirando bem pouco dos pigmentos naturais. O resultado é um realce no tom natural ou o chamado tingimento tom-sobre-tom, que deixa um reflexo da coloração escolhida sem eliminar a cor base do cabelo. A grande diferença se comparado ao tonalizante é cosmética. Como ele faz espuma, tem muita gente que acha mais agradável usá-lo. Algumas marcas, no entanto, criaram alguns tons de xampu tonalizante com nuanças clareadoras, capazes de clarear até dois tons. Estes produtos, que não são a regra, têm, assim, uma pequena dosagem de amônia, composto que irá abrir as cutículas para descolorir, permitindo um leve clareamento.

Em casa ou no salão? Tanto faz. Em casa também pode ser aplicada com sucesso.

Vantagens: Devido à pouquíssima quantidade de amônia, estraga menos do que as tinturas permanentes e quase nunca provoca reações alérgicas.

Desvantagens: A coloração vai saindo com as lavagens. Para quem lava os cabelos a cada dois dias, a durabilidade costuma ser de um mês. Se feita sucessivamente, o cabelo tende a ressecar.

TINTURA TEMPORÁRIA – TONALIZANTE

O que é/como age:

Tonalizante: Nunca tem amônia, só oxidante (água oxigenada) e pigmentos da nova cor. Portanto, como ela não abre a cutícula dos fios, age só na superfície. Isso significa que jamais pode ter poder clareador.

Os produtos disponíveis no mercado são em geral em forma de bisnaga com emulsionante (contendo água oxigenada misturada a agentes que tratam os cabelos). Com ela é possível intensificar a cor natural dos cabelos ou escurecê-los dando nuanças de moda, como os chocolates, acobreados, avermelhados, além de acrescentar um brilho extra.

Rinçagem: Não tem oxidante nem amônia, por isso o seu poder de cobertura é mínimo e tampouco clareia. O efeito é rapidíssimo. De 4 a 6 lavagens, já sai tudo. Serve para realçar a cor natural e dar um reflexo muito sutil das cores da moda (achocolatados, acobreados, avermelhados).

Variações: As novíssimas canetinhas, géis coloridos e máscaras para cabelo também podem ser classificadas como tintura temporária.

Em casa ou no salão? Dá para ser bem sucedida em casa mesmo.

Vantagens: As mulheres mais ansiosas podem partir para uma nova cor a cada dez ou quinze dias, já que, com as lavagens, a coloração vai saindo completamente. As máscaras de cabelo e sticks saem já na primeira chuveirada.

Desvantagens: Oferece muito mais brilho do que as colorações permanentes.

TINTURA VEGETAL

O que é/como age:

A famosa Hena realmente a hena não entra na cutícula do fio. Por ter tanta afinidade com o fio, ela adere facilmente à superfície. É como que se ela encapasse o fio. A ação da hena é cumulativa, quanto mais se aplica mais a cor vai se aderindo. O tempo ideal de reaplicação é de vinte dias. Se esse tempo for encurtado, aí sim, pode haver problema porque a cor pode demorar mais tempo para sair.

A hena natural sempre tem nuanças avermelhadas ou acobreadas. Mas, há marcas que misturam o pó extraído da planta natural a metais mais pesados. Nesse caso, os produtos têm uma química mais forte e podem até mesmo modificar a estrutura do fio. Desconfie de henas com cores que fogem às nuanças mais comuns (como a preta, por exemplo).

Em casa ou no salão? Tanto faz.

Vantagens: Dá volume e brilho aos fios. Ideal para reequilibrar o excesso de oleosidade do cabelos. A cor vai saindo conforme se lava os cabelos, depois de um mês.

Desvantagens: Com as sucessivas reaplicações, vai ressecando demais o cabelo e a cor não fica mais uniforme. Além disso, o efeito é cumulativo. Depois de repetir o processo algumas vezes, o cabelo fica com um tom avermelhado definitivo, já que uma dose considerável do produto acaba impregnando na estrutura do fio. Fique esperta quando escutar que a henna trata o cabelo. Isso é pura mentira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário